sábado, 3 de janeiro de 2015

Ano Novo - Vida Nova - Blog Novo

Antes de mais, FELIZ ANO DE 2015 para todos, que seja um ano muito feliz e próspero! Um ano se passou desde que me tornei vegetariana, no dia 1 de Janeiro de 2014. Comecei por ser ovo-lacteo-vegetariana e comia peixe algumas vezes, até que me tornei vegan em meados de Maio quando o meu namorado decidiu também adoptar este estilo de vida. Depois de muitas pesquisas e de um ano marcado por grandes aprendizagens, cheguei à conclusão de que ser vegan não era o suficiente para mim, pois eu queria adoptar um estilo de vida o mais natural possível, seguindo a ideia de que podemos viver do que a Natureza nos dá, no seu estado mais puro. Foi então que em Outubro decidi incluir o crudivorismo (alimentação viva) na minha dieta. Neste momento, 80% dos alimentos que consumo durante o dia são crus e sinto-me tão bem que tenciono adoptar futuramente um estilo de vida 100% crudívoro.

Ser vegan é um estilo de vida e não se trata apenas de fazer opções a nível alimentar, mas também utilizar apenas produtos cruelty-free na nossa rotina e não só. Eu sempre valorizei o que é natural e livre de químicos e, por essa mesma razão, é que decidi excluir todas as marcas comumentes conhecidas no mercado, quer testassem em animais ou não, por não satisfazerem os meus requisitos. Comecei a dar atenção apenas aos produtos que satisfazessem as/ou alguma das seguintes condições: cruelty-free/vegan/bio/natural e, de preferência, que fossem portadoras de algum dos selos de certificação. No entanto, à medida que fui conhecendo marcas e lendo mais acerca de produtos naturais, percebi que mesmo aqueles que se dizem naturais não o são e cheguam a possuir na sua fórmula ingredientes nocivos à saúde. Foi então que comecei a analisar e a estudar os ingredientes um a um e a regra de compra passou a ser outra - eu não queria apenas produtos naturais, mas sim os que tivessem uma fórmula orgânica e 100% natural ou o mais natural possível. 

Como tive muitos produtos "não naturais" acumulados, não me foi possível, durante o ano que passou, usar somente produtos naturais. Decidi primeiro terminar com todos eles e só depois me dedicar à cosmética natural, mas nem num ano eu consegui terminar com eles (isto é o que dá a pessoa comprar só porque sim, sem necessidade). Independentemente de os acabar ou não, a decisão foi que, a partir de 1 de Janeiro de 2015 iria usar apenas produtos 100% naturais. Por tudo isto, a partir de hoje o PurEssence é oficialmente um blog verde, onde encontrarão apenas produtos amigos do corpo e do ambiente. Como o meu namorado também adoptou esta filosofia de vida, encontrarão também produtos destinados aos cuidados do homem. Os posts antigos do blog irão permanecer disponíveis, mas a organização dos mesmos sofrerá algumas alterações, assim como o blog no geral.

Espero que gostem deste novo conceito e que seja uma inspiração à vossa vida!

4 comentários:

  1. Uau, muitos parabéns! Tiro-te o chapéu por estas decisões e capacidade de resolução.
    Será que me podes dizer, por alto, que tipos de alimentos é que comes crus e em que circunstâncias? Outra pergunta: não bebes leite, correcto? Com o que substituis? Devido ao ecezema não me convem beber leite mas não gosto do leite de soja :/

    Beijinhos e muita força para este! Que todos os teus sonhos e desejos se concretizem xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Helena :)

      Neste momento eu como apenas uma refeição cozinhada por dia, ao jantar. Durante o dia eu como maioritariamente frutas frescas, gosto de fazer sumos e batidos, pois assim ingiro maior quantidade mais facilmente. Ao jantar como uma grande salada e só depois a comida cozinhada. Também como frutos secos durante o dia, ao natural, sem adição de sal ou açúcares. Não, não bebo leite e mesmo antes de ser Vegan também não o bebia, pois sou intolerante à lactose. Tens outras opções além do leite de soja, como o leite de amêndoa, aveia, arroz, coco e avelã. O meu preferido é o de amêndoa. Com a alimentação crudívora fui deixando de beber leite, por vezes ainda acrescento um pouco nos batidos, mas se o quiser beber prefiro fazer em casa do que comprar. Encontras na net muitas receitas para fazer leite caseiro. Eu não sou rigorosa com este tipo de alimentação, pelo menos por agora e se tiver de comer algo cozinhado ao almoço eu como, pois nem sempre me é possível comer cru, mas tento apostar em algo o mais saudável possível. Então, basicamente, durante o dia eu como fruta, muita fruta, neste momento ingiro cerca de 1500 kcal por dia só em fruta. E é importante ingerir muita água, eu bebo entre 2 e 3 litros por dia, às vezes mais, dependendo daquilo que como.

      Espero ter respondido adequadamente às tuas questões e se tiveres mais sente-te à vontade para as colocar. Desculpa a demora a responder, mas o tempo tem sido pouco :) Beijinhos e que tenhas um ano maravilhoso com tudo de bom **

      Eliminar
  2. WELL DONE princess, for having the courage to follow your heart, for creating a new vision for this blog, it is so special to see that there is someone who has the knowledge that you do and is using it to help people and bring passion, inspiration and fun into their lives!! You make me so proud and I love the way you write, your content and just your pure enthusiasm and love for what is really important and for this I say thank you and keep going you will make it and I will be there with you every step of the way you are so special and I am thankful and so inspired at the things you do and the person you are:) Mwah* <3 Byron Pinheiro

    ResponderEliminar
  3. Bom ano! <3 Fico à espera das reviews dos produtos BEV.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿