sábado, 12 de julho de 2014

Os Produtos Naturais e as Certificações

Antes de começar a fazer review dos meus produtos naturais, pensei em elaborar um post onde vos desse a conhecer mais em pormenor cada um dos selos de certificação existentes. Estas certificações são importantes de forma a assegurar a autenticidade e qualidade de um produto, pois este pode afirmar-se como não testado em animais, mas ter usado ingredientes que foram testados, ou dizer que é natural, quando na verdade a sua fórmula está repleta de químicos. Por entanto, na altura de comprar tomem em atenção à presença dos seguintes selos:
 
1. Leaping Bunny: assegura que nem o produto nem nenhum dos ingredientes presentes na sua fórmula foram testados em animais. Mais informações em: www.gocrueltyfree.org.

2. Ecocert (França): garante que os produtos não possuem ingredientes poluentes, geneticamente modificados, parabenos, fenoxietanol, PEG, perfumes sintéticos, corantes, etc. Para obter a certificação “organic cosmetic” da Ecocert, o produto tem de ter um mínimo de  95% de ingredientes de origem natural, 95% dos ingredientes vegetais de origem biológica e 10% de todos os ingredientes de agricultura biológica. Mais informações em www.ecocert.com.

3. Cosmebio (França): para obter a certificação “Bio” da Cosmebio, o produto tem de ter um mínimo de 95% de ingredientes de origem natural, 95% dos ingredientes vegetais de origem biológica e 10% de todos os ingredientes de agricultura biológica. Mais informações em: www.cosmebio.org.
 
4. Soil Association (Reino Unido): para obter a certificação biológica da Soil Association, o produto tem de ter um mínimo de 95% de ingredientes biológicos (excluindo a água). Com um mínimo de 70% de ingredientes biológicos o produto obtém a certificação “feito com xx% de ingredientes biológicos”. Mais informações em www.sacert.org.

5. USDA (EUA): para que o logótipo USDA biológico possa constar na embalagem de um produto, esse produto deve conter um mínimo de 95% de ingredientes biológicos (excluindo a água e o sal). Com um mínimo de 70% de ingredientes biológicos o produto obtém a certificação “feito com xx% de ingredientes biológicos”. Mais informações em www.usda.gov. 

6. ICEA (Itália): os cosméticos certificados pelo ICEA não possuem ingredientes geneticamente modificados (GMO), PEG, derivados sintéticos do alumínio e do silicone. Mais informações em www.icea.info.  

7. BDIH (Alemanha): os cosméticos certificados pelo BDIH não possuem fragrâncias e corantes sintéticos, silicones, parafinas e outros produtos petrolíferos. Mais informações em www.kontrollierte-naturkosmetik.de.

8. Vegan Society: a certificação Vegan é colocada em produtos que não têm ingredientes de origem animal. Mais informações em www.vegansociety.com.

[O presente texto foi redigido consoante a informação obtida de cada um dos sites das entidades certificadoras e teve como base o artigo "Certificações", disponível no site Pronatural.]

6 comentários:

  1. Well done so insightful, interesting, well constructed and thought out!! Brilliant content!!

    ResponderEliminar
  2. Muito útil este post!

    http://modanatural13.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muito útil, Marisa!

    Quero dizer também que o blog "Para Ser Bela" desapareceu, mas em seu lugar surgiu o blog "Segredos de Beleza".

    Espero poder contar contigo. E com todas.

    Bjs

    Isabel Gomes

    http://osmelhoressegredosdebeleza.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :)
      O Segredos de Beleza irá certamente contar com a minha presença, ainda para mais agora, que cada vez mais procuro por soluções naturais para cuidar do meu corpo :)
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿