segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Review: Peppermint / Mint & Vanilla Toothpaste Enchantrix

A Enchantrix foi a marca com que me estreei nos produtos capilares naturais mas, também, nos produtos de higiene oral. O champô da marca continua a ser um favorito até aos dias de hoje, será que uma destas pastas também o é?


Segundo a Enchantrix:
Esta pasta de dentes não contém lauril sulfato de sódio ou fluoreto e é feita com amor e carinho através dos melhores ingredientes que podemos encontrar. Não te irá fazer mal a ti, nem aos animais ou ao ambiente. Este produto é especialmente formulado para promover dentes saudáveis. Os óleos utilizados são cultivados organicamente com amor e em reverência para com a terra. Feita com amor em África do Sul, esta é uma pasta sustentável, ética e eco-friendly, adequada para toda a família.

Modo de Utilização
Escove os dentes cuidadosamente de manhã e à noite, preferencialmente, depois de cada refeição.

A minha opinião:
A pasta de menta e baunilha foi a primeira que adquiri e que usei durante a minha primeira estadia em Joanesburgo. Apesar de a ter usado durante pouco tempo, deixou-me a impressão de ser uma boa pasta, pois os dentes pareciam limpos. Entretanto, comprei a de menta para levar para Portugal e deixei a de baunilha com o meu namorado. Acabei por não a usar e só quando regressei ao continente africano novamente é que a estreei. Durante mais de um mês, tanto eu como o meu namorado, a usamos diariamente, sem qualquer problema, até que o meu namorado começou a criticar a mesma e a queixar-se do sabor que ficava na boca após a escovagem e que se mantinha durante o dia, supostamente um sabor estranho, que não era fresco nem agradável. A pasta já de si não deixa aquela sensação de frescura na boca após a lavagem, pois tem um aroma muito suave, mas isso era uma questão de gosto (eu, por exemplo, não gosto daqueles sabores fortes que chegam a picar na boca, mas já o meu namorado gosta). Com a continuação, comecei a notar alterações no meu hálito ao acordar, eu tinha um sabor estranho, intenso e bastante desagradável na boca. Além disso, comecei a notar também formação de tártaro nos meus dentes (nunca antes tive tártaro). Sempre tive uma higiene exemplar, escovando os dentes após cada refeição e usando fio dentário diariamente e nunca antes tive nenhum tipo de problema. Algo estava errado e a causa mais provável era a pasta de dentes, até porque o meu namorado também se queixava. Definitivamente, esta pasta não estava a cuidar bem dos nossos dentes.

A pasta em si tem uma consistência e sabor muito diferentes do habitual. A consistência é do tipo viscosa, com uma coloração creme e o sabor é muito suave, tão suave que não dá nenhuma frescura à boca durante e após a lavagem. A baunilha não é propriamente um ingrediente fresco e, a pasta de baunilha, tinha um sabor tão abaunilhado que se sobrepunha ao de menta, o que poderia ser um problema à frescura. No entanto, a pasta só de menta também não dava frescura nenhuma. Nunca fui muito fã do aroma a baunilha por isso, a nível de aroma preferi a pasta só de menta. No que toca à formação de espuma, não fazia muita, mas o suficiente para lavar os dentes. As embalagens possuem um design muito simples e clean, característico da marca e algo que me agradou foi o facto de serem viradas para baixo, o que permite que o produto saia mais facilmente. Não têm referência a uma validade após abertura, no entanto, possuem uma data de validade. Eu deixei de usar a pasta de menta umas semanas antes de terminar a validade e reparei que o seu aroma se alterou bastante após passar essa mesma data. Os produtos naturais possuem fórmulas mais instáveis, por isso, é extremamente importante que cumpram a rigor as suas datas de validade. Possuem apenas um selo da Beauty without Cruelty.

Análise de ingredientes:

Vegetable glycerin (3), kaolin (1),  calcium carbonate (1), lauryl glucoside (1), xanthan gum (1), menthol (1), mentha piperita (peppermint) leaf oil (0)*, eugenia caryophyllata (clove oil) (0)*, vanilla planifolia (vanilla extract) (0).
* Ingredientes orgânicos certificados

Com um total de 9 ingredientes, dos quais 4 são naturais e 5 são sintéticos seguros, possui 2 ingredientes orgânicos. A fórmula base de ambas é exactamente igual, apenas é acrescentada a baunilha na pasta de menta e baunilha. A glicerina e o mentol podem ser de origem natural ou sintética mas, nesta fórmula, não existe informação que nos permita saber esse facto, logo considerei que fossem sintéticos. No geral, a fórmula é muito natural e segura, o que para uma pasta de dentes me surpreendeu, só tenho pena que não tenha sido suficientemente eficaz no cuidado dos dentes. Para uma informação mais detalhada acerca dos ingredientes, consultar aqui.

Embalagem: 100 ml Comprar: Lojas naturais Joanesburgo Preço: R42 (2,77€)

Nota: 4/10
✿✿

Conclusão:
Desculpa Enchantrix mas estas pastas de dentes foram uma verdadeira desilusão! Nunca antes tive qualquer problema com os meus dentes, por isso foi um choque para mim ver a forma como criei tanto tártaro, além do sabor matinal que era muito desagradável. Tanto eu como o meu namorado tivemos uma má experiência, portanto, este é um produto para nunca mais voltar a comprar! 

2 comentários:

  1. Bem, que experiência horrível! :/ Já encontraste alguma pasta fixe? Eu já testei a da LUSH e não gostei porque achei que não lavava tão bem os dentes como as normais que compramos no supermercado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já usei três pastas de diferentes marcas naturais e todas elas me desiludiram! Agora tenho uma da Vegan Care para experimentar. Tem sido um desafio encontrar uma boa pasta de dentes!
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿